PASSIVE HOUSE

 

 

A Passive House é um conceito construtivo que define um padrão que é eficiente sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável.

 

O resultado é um novo espaço de habitação com um consumo mínimo de energia e um maior conforto, independentemente do clima da região onde este se localize.

Uma Passive House é um edifício no qual o conforto térmico é garantido através do aquecimento do fluxo de ar corrente, assegurando suficiente qualidade do ar sem necessidade de recorrer a recirculação de ar adicional. Para além disso, uma Passive House apresenta uma longevidade estrutural muito superior a um edifício tradicional, com um risco muito reduzido de danos causados pela humidade.

 

O conceito assenta nos seguintes pilares:

. Excelente isolamento térmico
. Construção isenta de pontes térmicas
. Envolvente do edifício estanque ao ar
. Sistema de ventilação com recuperação de calor
. Ganhos solares

Passive House - Regra do Lápis (Isolamento térmico e Estanquidade ao Ar)

 

Na TISEM temos técnicos certificados capazes de levar até si a melhor solução para a sua Passive House, para qualquer tipo de programa funcional, quer seja um edifício de habitação, comércio ou serviços.

Vantagens do sistema construtivo CLT na aplicação do conceito Passive House

Os painéis CLT da KLH são estanques ao ar. Devido às diferentes ligações entre painéis ou na ligação destes com outros elementos do edifício (como por exemplo as fundações, janelas ou portas), surgem pequenas frestas que originam altos níveis de circulação de ar (infiltrações ou exfiltrações). No entanto, uma vez que os painéis são estanques, há apenas necessidade de tratar as ligações entre eles, ou a ligação entre os mesmos e os restantes elementos do edifício.

O principio é simples. A camada de cola exterior dos elementos CLT é responsável pela sua estanqueidade. Ao prolongar esta camada estanque ao ar até aos limites exteriores dos painéis, evita-se a indesejada circulação de ar através das frestas da construção.