CASA UNIFAMILIAR EJ - Portugal
Habitação Unifamiliar 2009

Arquitectura:
Raul Saúde
Engenharia
Emanuel Lopes
Localização:
Serra de Santo António, Alcanena
Cliente:
Particular
Ano de Projecto:
2008
Área do Lote:
1600 m2
Área de Implantação:
240 m2
Área Bruta de Construção:
239 m2
   

O Terreno caracteriza-se por uma plataforma inclinada a Sudoeste, delimitada por Muros de Pedra bordejados por Oliveiras no seu contorno Poente – Norte. A Nascente, existem uns maciços rochosos que formam bacias naturais onde se acumula água.

O acesso processa-se a partir da cota mais baixa. A Proposta pretende respeitar e preservar os elementos naturais (árvores e rochas) e construídos (muros) caracterizadores do terreno. Nesse sentido, a implantámos a construção na área central, de acordo com o estipulado pelo PDM de Alcanena relativamente aos afastamentos que a nova construção deverá assegurar às extremas.

Implantando-se numa cota intermédia do terreno, com vistas privilegiadas sobre a envolvente natural, o edifício proposto caracteriza-se morfologicamente pela relação que dois corpos paralelepípedos estabelecem entre si. Na zona de “encontro” entre estes dois corpos posiciona-se a entrada.

No corpo mais esbelto, propõem-se a Área Privativa da habitação e a Garagem. O corpo que assume uma torção para sul destina-se à Área Social da casa.

As extremidades Sul destes corpos erguem-se do terreno, “levitando” sobre os muros existentes, abrindo grandes vãos para varandas exteriores, que simultaneamente asseguram o prolongamento visual do interior para a envolvente e lhe concedem uma privacidade que um piso térreo não garantiria.

Junto da entrada da propriedade posiciona-se uma zona de estacionamento automóvel, maioritariamente destinada aos visitantes. Desta zona, acedemos à habitação, através de um percurso pedonal que nos conduzirá à entrada principal no sítio onde os dois corpos se unem. Chegamos à Garagem através do caminho que nos conduz para a parte posterior da habitação. O Pátio exterior proposto nesta área (confinado entre muros), permite-nos aceder à habitação por duas vias: através da Cozinha (Entrada de Serviço) ou directamente para o Hall Principal da habitação. Este acesso será utilizado para efeitos de cumprimento do Regime da Acessibilidade.

Construtivamente esta casa tem a particularidade de ter sido executada com painéis de madeira tipo X-LAM, que asseguram toda a parte estrutural (paredes e lajes), no que constituiu uma experiência pioneira em Portugal. A parceria que dispomos com a TISEM (representante em Portugal da austríaca KLH) permitiu-nos inovar nesta área.

As paredes exteriores foram revestidas com Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - Sistema Etics. As áreas expostas abaixo da Laje do Piso Térreo foram executadas em Betão Armado, que receberam um revestimento em pedra de forma a replicar os muros existentes.

As paredes interiores com funções estruturais, foram executadas com painéis de madeira tipo X-LAM e as restantes em Gesso Cartonado tipo Pladur. Os painéis de madeira interiores foram revestidos com Gesso Cartonado tipo Pladur, recebendo um revestimento cerâmico nas zonas húmidas (Cozinha e Instalações Sanitárias). Na zona da Escada Interior e do Escritório, optámos por deixar à vista os painéis de madeira tipo X-LAM (sem qualquer revestimento).